Skip to content

A História do CEI Cristão Arca de Noé

O Centro de Educação Infantil Cristão Arca de Noé surgiu no ano de dois mil e quinze com o propósito de atender as famílias que buscam um ambiente diferenciado para deixar seus filhos na idade entre zero a seis anos. Um lugar onde tudo o que é ensinado e trabalhado no dia a dia visa, em primeiro lugar, os princípios cristãos.

No Centro de Educação Infantil Cristão Arca de Noé procuramos:

Ensinar princípios cristãos, como amor, companheirismo, respeito, solidariedade, paciência, gratidão, humildade, generosidade, alegria, bondade, entre outros.

Oferecer carinho, atenção e cuidados.

Permitir que a criança estabeleça vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

Incentivar a expressão de desejos, sentimentos, vontades e desagrados, aprendendo a agir com autonomia, a enfrentar e a lidar com situações de conflitos, respeitando os outros e exigindo reciprocidade.

Possibilitar momentos de aprendizagem e o desenvolvimento das diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) através de histórias, brincadeiras, atividades dirigidas e recreativas, cantos, criando condições para que a criança se desenvolva de maneira integral, contemplando as capacidades de ordem cognitiva, afetiva, física, de relação interpessoal e social, ética, estética.

Permitir que a criança brinque diariamente e, a partir disso, se desenvolva física, mental e socialmente, aprendendo a lidar com os ambientes, objetos, tempo, espaço, estrutura e pessoas, desenvolvendo seu raciocínio abstrato e sua linguagem.

Levar as crianças a conhecer a palavra de Deus, mostrando os ensinamentos de Jesus Cristo e percebendo Ele como nosso salvador.

Proporcionar situações aonde a criança possa se familiarizar com seu próprio corpo, conhecendo seus limites e possibilidades, cuidando do corpo e executando ações relacionadas à higiene, saúde, alimentação, segurança e autocuidado.

Incentivar a exploração de ambientes com atitude de curiosidade, aonde a criança possa se perceber como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação.

Proporcionar uma interação entre a escola, as crianças e suas famílias.

Pedagógico

Entendemos que a escola é o espaço social que propicia à criança a construção de conhecimentos a partir de situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros e com o meio em que está inserida, em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, tendo acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Sendo assim, a escola é, dentre outros, o local onde a criança dará sequência ao seu processo de socialização. O que nela se faz, se diz e se valoriza, representa o exemplo daquilo que a sociedade deseja e aprova. Por isso, o Centro de Educação Infantil Cristão Arca de Noé busca, através de histórias, brincadeiras, atividades dirigidas e recreativas, cantos e orações, passar às crianças valores como amor, companheirismo, respeito, solidariedade, paciência, gratidão, humildade, generosidade, alegria, bondade, entre outros, pois entendemos ser essencial colocar em prática aquilo que diz no livro de Provérbios 22.6: 

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

Nossa missão é oportunizar um ensino de qualidade baseado em princípios cristãos, e nosso principal objetivo é criar condições para o desenvolvimento integral da criança, como as capacidades de ordem cognitiva, afetiva, física, de relação interpessoal e social, ética, estética, baseando-se em princípios cristãos.

Como um de nossos objetivos específicos, entendemos que brincar é fundamental para a criança se desenvolver física, mental e socialmente, além de possibilitar o desenvolvimento do seu raciocínio abstrato e da sua linguagem. Por isso, diariamente as crianças possuem um tempo para brincar, seja de forma recreativa ou dirigida, e são realizadas atividades que contemplam cada faixa etária.

O método de ensino utilizado no Centro de Educação Infantil Cristão Arca de Noé é o Construtivista. Essa é uma linha pedagógica que foi desenvolvida pelo biólogo suíço Jean Piaget e visa a constituição do sujeito a partir de sua interação com o meio. Entende-se que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover situações problema que permitam o conflito e consequentemente o avanço cognitivo de cada aluno na sua individualidade, promovendo o desenvolvimento das estruturas de pensamento, raciocínio lógico, julgamento e argumentação.

O planejamento das aulas é elaborado pela professora regente de cada turma, acompanhado pela supervisão da coordenação. Nosso CEI não utiliza apostilas. Ao longo do ano letivo cada professora desenvolve projetos para alcançar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, levando em conta os procedimentos, atitudes e conteúdos de cada turma, utilizando como documentos norteadores a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense.

Teoria dos Temperamentos e Inteligência emocional

O Centro de Educação Infantil Cristão Arca de Noé se preocupa com a aprendizagem e o desenvolvimento de cada criança, mas, acima de tudo, com seu bem estar e cuidado. Nosso principal foco é tratar cada pequeno com respeito, carinho e dar todo o amor que ele merece através da paciência e da afetividade. Além disso, acreditamos ser importante enxergar cada um de forma individual, levando em conta suas características únicas. Por isso, trabalhamos com a Teoria dos Temperamentos.

Essa teoria surgiu a partir dos estudos do grego Hipócrates (460 a 370 a.C.), considerado o pai da medicina. Ele reconheceu as diferenças de temperamento entre as pessoas e os distinguiu entre colérico (obstinado, eficiente, líder, impaciente, sarcástico, auto suficiente), sanguíneo (comunicativo, simpático, entusiasta, egocêntrico, indisciplinado, exagerado), fleumático (calmo, bem humorado, responsável, indeciso, desconfiado, desmotivado), melancólico (habilidoso, perfeccionista, idealista, crítico, antissocial, confuso). Outros filósofos estudaram e aprofundaram o assunto e hoje ele é aplicado em diversas áreas, principalmente na psicologia para entender e explicar a singularidade de cada indivíduo. O temperamento já nasce com cada pessoa e é uma estrutura imutável. É a maneira como reagimos frente as diferentes situações da vida. No CEI trabalhamos os temperamentos tanto com a equipe, quanto com cada criança, pois acreditamos ser essencial nós nos conhecermos primeiro, para então ajudar a criança e trabalhar a partir da singularidade de cada sujeito, pois cada ser é único e aprende de formas diferentes e no seu tempo.

Perceber que existem diferentes formas de viver e enxergar o mundo é extremamente rico dentro de uma sala de aula, já que podemos aprender com quem é diferente de nós para sermos pessoas mais compreensivas e solidárias. Desde bem cedo podemos perceber traços do temperamento de cada criança. No Berçário, por exemplo, percebemos quais são os bebês mais ativos e que têm maior necessidade de explorar fora da sala de aula, ou aqueles que são mais tímidos quando têm contato com uma pessoa fora de seu convívio diário. Cabe ao professor ter um olhar atento para essas características de cada criança para que possa ajudá-la a se desenvolver da melhor maneira, podendo assim, oportunizar situações que potencialize suas habilidades ou incentivar a lidar com os desafios de seu temperamento.

Além disso, cremos que estamos em constante processo de amadurecimento, já que sempre podemos aprender e evoluir. Dessa forma, entendemos também ser essencial priorizar uma educação de qualidade voltada para o desenvolvimento da inteligência emocional, para que a criança consiga, além de nomear as emoções que sente, saber expressar com palavras o que está sentindo, para que ela possa entender o que está sentindo. Isso a ajuda a gerir suas próprias emoções, ter empatia pelas outras pessoas e, aos poucos, conseguir ir desenvolvendo meios de buscar soluções para o que está sentindo e qual a melhor forma de agir, tudo isso feito através de uma abordagem positiva.

Para o CEI Cristão Arca de Noé educar é, além de ensinar conteúdos, transmitir valores, papel esse que deve acontecer em parceria da escola e da família.

Alimentação

Em nosso CEI contamos com o apoio de uma nutricionista que desenvolve os cardápios procurando oferecer de maneira saudável, diversificada e equilibrada os alimentos para os alunos. As refeições são preparadas pelas cozinheiras, seguindo os cardápios elaborados. Além disso, uma vez por mês a nutricionista auxilia uma turma a aprender na prática uma receita, conhecendo de perto os alimentos, sua transformação e novos sabores.

Agende uma visita e venha nos conhecer!